Jornal da Saúde Integral Responde.

vida saudável Jornal Saúde Integral mais saúde
ASSINE JÁ!
Assine Já
Jornal Saúde Integral
Mais que um Jornal, um estilo de vida  |    home  
anuncie
fale conosco
  Bem-vindo! Assinante clique aqui para login

 

Menu do Jornal
Mais lidos

 

 

 



 

 

 

Jornal da Saúde Integral Responde
 

Saúde Integral Responde

 

 

Nesta seção profissionais nas áreas de saúde e qualidade de vida respondem a perguntas dos leitores. As respostas dão apenas informações gerais e de forma alguma substituem consultas individuais com profissionais da respectiva área. Você também pode enviar uma pergunta para o e-mail perguntas@jornaldasaude.com.br

 

 

Perguntas e Respostas

 

Frutas alcalinas, ácidas... Como saber?

Tenho uma dúvida com relação a classificação de algumas frutas como doce, ácida ou semi-ácida. Pelo que tenho lido, é grande descuido produzir fermentação, combinando mal as frutas – doces, ácidas, semiácidas.


Hoje, por exemplo, comi mamão, maçã e jaca. Nunca havia feito esta combinação e não sei se fiz certo. Meu estômago ficou meio pesado, embora eu não tenha comido grande quantidade de nenhuma delas. - Rogério F. Souza, Rio de Janeiro, RJ.


Cientificamente, todas as frutas são consideradas alcalinas ou não ácidas. Segundo alguns nutricionistas, quando as frutas chegam ao estômago se transformam em geral em alcalinas. O conceito de ácido e doce é complicado, porque você pode ter uma laranja bem doce que provavelmente não é acida e uma banana tipo prata que é um tanto ácida.

Você tem maçã ácida e maçã doce. Uva ácida e uva doce. A mesma laranja quando é mais verde é mais ácida e quando amadurece fica mais doce. Minha opinião é de que existem frutas azedas e doces e assim fica mais fácil fazer a combinação. Todas as frutas que produzem um gosto mais azedo são azedas e as de gosto mais doce são doces. Agora um outro assunto controvertido é o fato de combinar frutas doces com azedas.

Não existe nada comprovado que frutas azedas não combinam com frutas ácidas. A minha opinião sobre combinações é muito simples. Em primeiro lugar, as pessoas que tem estômago sensível deveriam cuidar mais do que comem e do que combinam. Neste caso, seria melhor usar só frutas ácidas e noutra refeição, só as doces. Porém, o mais importante para pessoas sensíveis é não usar muitas variedades de alimentos em uma mesma refeição, independente de quais sejam.

Em segundo lugar, ver a predisposição especial que cada pessoa tem com este ou aquele alimento. E, em terceiro lugar, ficar atento às três combinações clássicas incompatíveis, como frutas e verduras, leite com açúcar, e varias misturas de amidos. Todos somos constituídos de um laboratório químico peculiar. Devemos testar os alimentos que nos fazem bem e usá-los com moderação. É claro que não estou falando dos alimentos de origem animal, os quais devem ser evitados ao máximo.



Chás para Uréia

Que chás devo tomar para reduzir uréia? Se não houver chá indicado, tomar muita água ajuda a diminuir a uréia? - Marcela Alberti, Jaú, SP.

Se a uréia está elevada, o assunto é medico pois há possibilidade de haver insuficiência renal. Nesse caso o rim só tem uma parte de sua capacidade para eliminar uréia e outros produtos. Chás diuréticos nesse caso seriam de pouca utilidade. Se esse não for o caso e o rim está funcionando normalmente, chás diuréticos tais como cavalinha, chapéu de couro, cabelo de milho e outros serão úteis para aumentar eliminação de urina. Além disso, reduza a excessiva ingestão de proteínas pois estas aumentam também a quantidade de uréia a ser eliminada.



Feijão soja

Gostaria de saber se é verdade que não se deve comer o grão da soja como feijão porque é muito ácido mesmo sendo deixado de molho por 24 horas. - Alberto Leal, Salvador, BA

A soja para ser consumida deve passar pelo processo da cocção pois apresenta alguns fatores antinutricionais. Uma vez cozida pode ser usada como qualquer produto dentro de suas características. Por ser produto protéico tende a apresentar reação ácida o que é normal com todos os feijões. Complemente a alimentação com alimentos que tendam à alcalinidade como verduras, frutas, batata, para manter o devido equilíbrio.



Queda de cabelo feminino

Deixando de lado a preocupação com regimes, o assunto mais visado é a queda de cabelos. Por que tantas mulheres estão perdendo o cabelo? Anemia provoca essa perda? Falta de ferro e cálcio também? - Maria Cecília Lima, São Paulo, SP

Não tenho conhecimento das causas desse aumento de queda de cabelos entre as mulheres. Os homens já sofrem desse mal há séculos e até agora nada sabemos ao certo dos porquês. Isso é extensivo às mulheres. Talvez a tensão a que as mulheres estão sendo submetidas por assumirem na sociedade responsabilidades até então restritas ao homem, possa contribuir para esse aumento de queda de cabelos. Outras razões seriam glandulares e hormonais que podem ser detectadas por exames especializados.




Cigarro e bebida

Peço que me envie, se possível, o nome de remédio natural para acabar com vícios de cigarro e bebida. Mas que não dê reação pois tenho que dar escondido. É para meu marido. – Antonia, SP

Teríamos muito interesse em indicar tais produtos para acabar com vícios. Lamentamos, porém, informar que não conhecemos nada que funcione, contra a própria vontade, para terminar com esses hábitos. Existem alguns produtos na praça, que podem ajudar a vencer o hábito do cigarro, mas ainda assim dependem do consentimento e força de vontade do usuário.



Bronquite

O que provoca bronquite? Como tratá-la naturalmente? Tem cura? - Lourdes, São Paulo, SP.

Muitas coisas podem provocar bronquites. Infecções, alergias, produtos químicos, fatores emocionais e fatores físicos como frio ou calor excessivos. Além disso, há fatores hereditários que predispõe a esses agentes mencionados. O tratamento a longo prazo é identificar causas e afastá-las. Durante a crise trata-se sintomaticamente o problema ou com medicamentos, caso haja infecção importante associada.



Alho. Utilidade e uso

Gostaria de saber mais sobre o alho e como pode ser utilizado para combater gripes? - Regina Freitas, jornalista.

O alho é conhecido por suas virtudes terapêuticas há milhares de anos. É tido como capaz de livrar de vermes intestinais a vampiros! Na Índia é tradicionalmente recomendado para doenças cardiovasculares, inclusive para doenças das artérias coronárias. Foi reconhecido por suas propriedades para combater a doença arterial periférica oclusiva, ou seja, o entupimento dos vasos que irrigam os tecidos periféricos do organismo. Sempre que tivermos suspeita de problemas que possam ser originados por má circulação, portanto, usemos o alho!


A melhor maneira de utilizá-lo é como tempero pois dessa forma não provoca mau hálito. Pode, também, ser ingerido com pão e azeite de oliva acompanhado de legumes e verduras. Ao raciocinarmos através da ótica da Medicina Tradicional Chinesa, o alho também é útil nos quadros de cansaço, depressão, pânico, anemia.



Carência de cobre & chocolate

Que alimentos suprem a carência de cobre no organismo? Li que essa carência leva a pessoa comer muito chocolate e, como este é um tanto prejudicial ao organismo, gostaria de repor o elemento faltante para poder deixar de lado o chocolate. - Jacqueline Mendes Fontes.

Em geral, não precisamos de muito cobre no organismo. Uma dieta equilibrada fornece as quantidades necessárias do mineral. Os alimentos naturais que mais contém cobre são soja, tofu e os derivados da soja, batata - quando cozida e ingerida com a casca -, castanha do Pará e castanha de caju. A farinha de soja é sem duvida o alimento com maior quantidade de cobre.



Alimentos que reduzem a pressão arterial


Tenho pressão alta e faço o controle por remédios. Gostaria de saber que alimentos devo ingerir para poder controlar a pressão, sem tomar medicamentos. - Maria
 

Em geral, quando a pessoa ingere maior quantidade de vegetais e frutas estará ingerindo maior quantidade de potássio, o que fará a pressão diminuir. Comer duas bananas (nanica) por dia já é ótimo coadjuvante. Outros alimentos e chás que ajudam a baixar a pressão: alho, salsão, frutas diuréticas (melancia, melão), erva cidreira, cavalinha e toda a serie de ervas diuréticas ou calmantes. Outros fatores importantes no controle da pressão: caminhar diariamente (30 minutos), controlar o peso, consumir menos sal e gorduras, controlar o estresse, parar de fumar, de tomar café e coca cola e tudo o que contenha cafeína.

Seguindo estas indicações muitos pessoas têm conseguido baixar a pressão, diminuir os medicamentos e, em alguns casos, até parar por completo com a medicação.



Se ele morrer, com quem fica o apartamento?

Moro com meu companheiro há cinco anos, em nosso único apartamento, que compramos juntos. Temos também algum dinheiro em poupança. Quando nos conhecemos ele já não vivia com a mulher, mas até hoje ele continua casado no papel. Nossa situação é ilegal? Se ele falecer, a ex-mulher pode ficar com o apartamento? - Inês C. – São Paulo, SP.

A lei reconhece a união estável, configurada pela convivência pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituir família, independentemente de ser casado um dos companheiros, desde que separado de fato. Assim, você e seu companheiro convivem em união estável, legalmente e protegidos pela lei.

Em caso de falecimento dele, metade dos bens que vocês adquiriram com esforço comum durante a união estável continuará sua, por meação. Você concorrerá à outra metade com os demais herdeiros (filhos, ascendentes ou colaterais até o 4º grau), nas proporções estabelecidas no código civil (art. 1790). Como a separação de fato ocorreu há mais de dois anos, a ex-mulher não será herdeira, salvo se provar judicialmente que a convivência se tornou impossível sem sua culpa.

Como você não tem outro apartamento, mesmo se você perder parte da propriedade, a lei lhe assegurará o direito real de continuar habitando nele enquanto viver (interpretação analógica do art. 1831 do c. civil) e não constituir nova união ou casamento (lei nº 9.278).




--------------------------------------------------------------------------------

Por razões de espaço as perguntas poderão ser condensadas pela redação. Perguntas repetidas ou parecidas serão respondidas apenas por e-mail e não serão publicadas. Se desejar use pseudônimo para efeito de publicação, mas sua correspondência deve trazer, também, seu nome real, endereço e RG. As respostas podem demorar até 15 dias pois muitas vezes dependemos de profissionais que apenas colaboram com o Jornal.
 


 

 
Publicado por: Jornal da Saúde Integral

 

 

Patrocinadores
ZÊLO
Radio Missão Evangélica
Psicologia Transpessoal
artmicelania
Lojas Americanas
Anuncie aqui
Assine o Jornal Saúde Integral
Loja Adere
Procurando Psicólogo?
Denil Modas
Cogumelo do Sol
FREE ITALIA
Link Parceiro

 

 

 

 

 

 

©2002 - 2011 Jornal da Saúde Integral, Todos os Direitos Reservados | Anuncie | webmaster
desenvolvido por: MediaMaster
Jornal da Saúde integral responde.