Ambiente e meio ambiente no Jornal da saúde.

vida saudável Jornal Saúde Integral mais saúde
ASSINE JÁ!
Assine Já
Jornal Saúde Integral
Mais que um Jornal, um estilo de vida  |    home  
anuncie
fale conosco
  Bem-vindo! Assinante clique aqui para login

 

Menu do Jornal
Mais lidos

 

 

 



 

 

 

Ambiente
 

Meio Ambiente

 

Nenhum país deve falar, agir a favor e respeitar tanto o meio ambiente como o Brasil. Aqui se tem as florestas mais densas do mundo, uma rica fauna, rios caudalosos e um clima bastante variado.

Aqui agora está dando para ter terremotos, mudanças climáticas bruscas e uma desordem natural que nos leva a refletir sobre como devemos agir para salvar a natureza.

O Brasil tem a maior floresta tropical do mundo, com 6,6 milhões de km² espalhados pelos países da América latina, a Amazônia, que é um grande espaço verde que tem umidade, mas que em outros pontos, neste mesmo país, há terras secas, matas firme, cerrados, savanas e manguezais. Seus rios juntos somam um quinto da água doce do planeta.

No Brasil também há uma grande biodiversidade conhecida com espécies raras de animais só vistas aqui, na Amazônia. Estudiosos afirmam que a riqueza é tamanha a ponto de somente 10% das espécies serem conhecidas.

A floresta amazônica é conhecida no mundo todo. Ela é considerada como o “pulmão do mundo” devido aos fungos e plantas que lá existem. Tudo isso faz com que o Brasil seja assim como é o país do futebol também o país do meio ambiente.

Ser o país do meio ambiente reflete não apenas em ter uma vasta cadeia ecológica, isso requer também, por parte da sua população, acordar e fazer planos com urgência para proibir coibir atos nocivos como o desmatamento, e queimadas.

O meio ambiente do Brasil e do mundo clamam por socorro. A água está acabando, as árvores retiradas para ganas comerciais, produtos que ainda não possuem o destino certo e assolam a natureza. Tudo isso tem contribuído para a degradação do verde do mundo e com isso, uma série de mazelas naturais que prejudicam o homem.

Veja isso com essa retrospectiva no tempo. As recentes enchentes ocorridas na cidade de São Paulo foram por causa da obstrução das galerias pluviais pelo lixo jogado nas ruas pela população. Isso por que se alimentou a mania de livrar-se do lixo de forma inadequada jogando-o simplesmente na rua.

Com isso, entende-se que pensar o meio ambiente e fazê-lo melhor é pensar também nas atitudes que devemos tomar em nosso cotidiano. Ser o país do meio ambiente é ser uma nação cuja população entende, acorda e age em favor das questões ambientais.

 

Meio Ambiente Global
 

Ambiente e a Cimeira da Terra

A Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento, comummente designada por Cimeira da Terra, é realizada no Rio de Janeiro em 1992 e constitui um importante evento histórico, que reúne líderes de diversos países do Mundo para discutirem a crise global do ambiente.
Os cenários apresentados eram desoladores: a queima e o abate indiscriminado das florestas tropicais, o aumento tremendo do ritmo da extinção das espécies, o envenenamento do ar, da água, dos solos, o aquecimento global... entre outras, são manifestações de uma crise ambiental, que resultam do potente embate provocado pela civilização no sistema ecológico da terra. Essa crise assenta em três colossais alterações, que resultam da relação do homem com a natureza, com repercussões no futuro do planeta:
- a explosão demográfica (a população cresce, actualmente, o equivalente à população da China, todos os dez anos)

- a revolução científica e tecnológica (aumento da capacidade do homem em manipular a natureza, provocando impactos incalculáveis)

- alteração da relação do homem com o ambiente (assunção de hábitos da vida moderna, sem questionar as suas correspondentes consequências futuras.

A Cimeira ao mesmo tempo que expõe os pontos nevrálgicos da crise ambiental, lança as bases para a alteração das políticas em todo o Mundo, com intuito de travar a destruição do ecossistema do planeta. Deste modo, é elaborado e aprovado um programa global, denominado Agenda 21, que intenta regulamentar o processo de desenvolvimento com base nos princípios da sustentabilidade.


Meio Ambiente e a Reciclagem

Meio Ambiente e a reciclagem


Precisamos salvar o nosso Planeta da poluição, mas não podemos matar o agente que tem a total responsabilidade de termos que conviver em um meio ambiente poluído. O homem primitivo parece que sabia conviver em harmonia com a natureza, de onde retirava frutos e raízes para a sua alimentação e de sua prole. Alguns filósofos afirmam que a sabedoria vem com a idade, no entanto, ao constatarmos a gigante evolução da humanidade, verificamos que isto nem sempre acontece.

Desde o momento em que o homem se tornou produtivo, a sua sabedoria foi se tornando altamente destrutiva.

O homem promove a derrubada de florestas, grandes queimadas, desestruturando o solo na busca de minérios, enfim, construindo grandes conglomerados de indústrias, com suas chaminés lançando gazes e efeitos destrutivos na atmosfera, contribuindo assim para o aquecimento global.

Quem sabe, as tragédias que estão acontecendo no mundo, fato não comprovado cientificamente, mas de grandes evidências, tal o avanço do desequilibro do meio ambiente com lixo em alta produção, do orgânico ao atômico, com certeza, um grande responsável pelo meio ambiente poluído, principalmente em grandes áreas industriais e concentrações urbanas.

A reciclagem deveria ser mais difundida.

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente.

Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak. A reciclagem das fibras e do plástico ou alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado “hidrapulper”, semelhante a um liquidificador gigante.

Outra preocupação é com aparelhos de som, TV e celulares.

Não se sabe o número exato de aparelhos descartados anualmente em todo o Brasil, mas sabe-se que vários equipamentos eletrônicos são jogados no lixo todos os dias, somando toneladas nos meses.

Os especialistas em reciclagem afirmam que o cuidado deve ser em dobro, quando se deseja jogar fora TVs, rádios, monitores de computador, celulares, teclados, mouses e etc.

Esse cuidado deve-se porque alguns contêm materiais tóxicos e necessitam passar por um processo de descontaminação. Se isso não for feito, existem grandes riscos para a população e o meio ambiente.

Os campeões em descartes são os telefones celulares, que são trocados em uma velocidade avassaladora.

Procurem no seu bairro a coleta de lixo inteligente.

Vamos fazer a nossa parte para contribuirmos por um mundo melhor!

 


Matérias relacionadas a
Ambiente
(disponível somente para assinantes do Jornal)

- ONU: vida na Terra caminha para extinção
- Água pode gerar disputas internacionais
- Água... lembre-se da fonte!
- Aquecimento: empresas cobram liderança.
- Bali: vaias, lágrimas, aplausos
- Celulares - descarte correto é essencial
- Cem anos da imigração japonesa
- Clima e política: eles usam tática do atraso
- Comércio tem três anos para substituir sacolas
- Depois dos abusos, a dura hora da cobrança
- Energia limpa e eficiente
- Energia nuclear
- Esse ar é um perigo
- Feng Shui – conheça os princípios básicos
- Filme de Al Gore na Câmara
- Hoje, Dia Mundial da Água
- Meditação com os quatro elementos
- Nova forma de captar energia solar
- Paraná quer uso de embalagens ecológicas
- Poluição desequilibra índices de natalidade
- Produtos agrícolas mais caros provoca alta no desmatamento
- Transgênicos: Brasil denunciado na Alemanha
- Uma fazenda chamada Amazônia

 

 
Publicado por: Jornal da Saúde Integral

 

 

Patrocinadores
ZÊLO
Radio Missão Evangélica
Psicologia Transpessoal
artmicelania
Lojas Americanas
Anuncie aqui
Assine o Jornal Saúde Integral
Loja Adere
Procurando Psicólogo?
Denil Modas
Cogumelo do Sol
FREE ITALIA
Link Parceiro

 

 

 

 

 

©2002 - 2011 Jornal da Saúde Integral, Todos os Direitos Reservados | Anuncie | webmaster
desenvolvido por: MediaMaster
Ambiente e o Meio ambiente.